Resenha – Um Ano Inesquecível – Editora Gutenberg


Autor(a): Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças
Editora: Gutenberg

Páginas: 397
Ano de Lançamento: 2015
Gênero: Romance, Antologia


Sinopse: Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas... E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar.

Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!


Antes deste livro, claro que já li inúmeros outros, porém Um Ano Inesquecível será o primeiro para o qual farei uma resenha. A partir de agora pretendo fazer isso com todas as obras que eu ler. Foi interessante como escolhi esse livro. Até então eu não conhecia essa ideia de antologia e quando vi na capa o nome de autoras nacionais tão populares, achei que era uma ótima oportunidade de conhecer o trabalho de cada uma delas. Entretanto, eu tinha receio que fosse um livro de coautoria e que eu não conseguisse enxergar o formato do trabalho de cada uma com clareza. Felizmente eu estava enganada. Eram contos independentes. Uma forma PERFEITA de conhecer a escrita de todas elas! Era exatamente o que eu queria. E assim, através de uma leitura muito agradável e leve, me deixei envolver pelas histórias da Paula Pimenta, da Babi Dewet, da Bruna Vieira e da Thalita Rebouças. Claro que sempre temos as nossas favoritas ou aquelas com as quais nos identificamos mais.
Como o próprio nome do livro diz, as histórias se passam ao longo de um ano e cada autora escreve um conto sobre uma estação: inverno, outono, primavera e verão.

Enquanto a Neve Cair, por Paula Pimenta – Mabel é uma típica adolescente que tem duas melhores amigas (Malu e Magê), uma paixão não correspondida (Igor) e uma família muito amorosa. A crise toda começa quando Magê convida um grupo de amigos para passar a última semana de férias na casa dela. Mabel vê a oportunidade perfeita para voltar a ficar com Igor e enfim poderem iniciar o relacionamento com que ela tanto sonha. Porém, seus pais já haviam feito outros planos de férias para toda a família passar um tempo junto! Queriam ensinar Mabel e Dudu a esquiar na neve no Valle Nevado, Chile.

Claro que toda essa situação deixou Mabel transtornada. Ela demorou a aceitar que poderia sim aproveitar a viagem com seus pais e não valia a pena sofrer por Igor. Paula Pimenta consegue conduzir a narrativa de uma forma bem simples, mas sempre instigando o leitor a tentar compreender do que tanto Mabel sente falta. Você consegue ver que ela está em uma jornada interior em busca de algo.

Essa personagem em muito me fez lembrar de mim mesma quando tinha a sua idade. Por muitas vezes passei por essa situação, porém nem sempre temos alguém para nos resgatar. Às vezes temos que nos salvar sozinhos.

Esse texto me enriqueceu muito e Mabel de alguma forma me remeteu à personagem Sam de Antes que eu Vá, da Lauren Oliver (Ed. Intrínseca).

O Som dos Sentimentos, por Babi Dewet – Diferente dos demais contos, a autora nos apresenta inicialmente o protagonista do sexo masculino. Foi engraçado, porque em razão da força do hábito fui logo procurando quem seria a menina que nos contaria a história, mas em seguida ela também aparece.

Anna Júlia é inteligente, dedicada a tudo o que faz e tem uma vida muito corrida. Está cursando o último ano do colégio, estudando para o vestibular (curso de Direito) e atualmente faz estágio não remunerado em um escritório de advocacia renomado que se situa próximo ao MASP. João Paulo estuda música, tenta levar a vida com leveza e todos os dias, sempre que tem um tempo livre, toca canções bem em frente ao MASP para arrecadar dinheiro de transeuntes, que se emocionam com os sentimentos de sua interpretação, com o simples intuito de doar.

A música nunca fez parte da vida de Anna Júlia. Sempre que passava com seus fones de ouvido, e João Paulo a observava de longe, estava na verdade se divertindo com podcasts. Após algumas cenas entre os dois, Anna Júlia acaba encontrando o iPod de João Paulo no casaco que ele esqueceu com ela e resolve ouvir algumas músicas que estão nele. A partir daí vemos um encontro magnífico entre ela e a música. Finalmente Anna Júlia descobre o quanto uma canção é capaz de transformar nossas vidas, influenciar nossos sentimentos e tornar momentos ainda mais especiais.

Quanto ao romance entre Anna Júlia e João Paulo, não se trata de uma história de amor intensa, como se um não fosse mais capaz de viver sem o outro. São duas pessoas que se encontraram numa grande cidade, estão se conhecendo, se apaixonando, descobrindo mundos diferentes e isso faz com que se tornem indivíduos melhores a cada dia. E a parte mágica…eles estão amando tudo isso!

Observação: A trilha sonora do conto é incrível, principalmente se acompanhada durante a leitura.

A Matemática das Flores, por Bruna Vieira – Esse foi o primeiro texto da Bruna Vieira que tive a oportunidade de ler, e sem dúvidas posso dizer que foi mais do que perfeito. Além de conseguir escrever muitíssimo bem, ela faz uma narrativa tão profunda e plena, que é impossível não se apaixonar.

Em certos momentos tive que parar e respirar ao fazer essa leitura. Não há nenhum drama específico. Mas livro é questão de identificação. Às vezes existem histórias que parecem que narram um pouco de nossas vidas, e essa foi uma delas pra mim, principalmente no que diz respeito à estreita relação de amor, carinho e cumplicidade que Jasmine tem com a sua mãe.

Jasmine é uma jovem que tem uma família simples, mas é absurdamente amada por seus pais. Sua mãe é florista (e também apaixonada por flores, por isso o nome dela é Jasmine) e seu pai é taxista. Ela está cursando o último ano do Ensino Médio, mas tem um grande problema: por pouco não está reprovando em Matemática. Precisará estudar muito para conseguir a nota necessária na prova final.

Sua mãe vai até a escola e fica acordado com a direção que serão concedidas aulas pra Jasmine com o professor após o horário. Felizmente o professor não poderá dar essas aulas e então ele convoca um de seus alunos da universidade para fazer isso. Eis que esse rapaz é um que ela havia observado certa vez no metrô e tinha tentado identificar que música ele estava ouvindo. A partir daí começa a surgir a história de amor, companheirismo e parceria entre Davi e Jasmine. É claro que, como todo bom conto, teremos as reviravoltas.

Outro ponto bastante importante é o dilema que Jasmine enfrenta em relação a qual faculdade fazer. Seus pais gostariam que ela fizesse Psicologia ou Biologia, entretanto, Jas ama desenhar e o sonho dela é fazer Design. Eles já haviam dito que isso deveria ser um hobbie pra ela e não algo que fosse lhe dar retorno financeiro. Diante disso, ela precisará tomar a sua decisão.

Amor de Carnaval, por Thalita Rebouças – Que loucura é esse conto da Thalita! Eu comecei a ler e logo me assustei, pois tinha muitas gírias, uma escrita muito da forma como se fala mesmo. Pensei: acho que não vou curtir muito isso…Que nada! Eu amei!

Começando pelos personagens que são muito diferentes uns dos outros e tão parecidos com pessoas que conhecemos. Temos o trio da amizade: Flavia (Inha), Tati e Kaká. Digamos que Inha quer viver uma grande cena de amor, Tati é blogueira e quer ser famosa a qualquer custo e Kaká quer se casar, nada mais nada menos, com um príncipe!

Inha sofreu uma grande decepção amorosa e desde então se mantém fechada para novos relacionamentos por medo de sofrer.

Após o jogador de futebol Wylsinho, irmão de Tati, começar a se relacionar com a funkeira do momento, Keillinha Kero-Kero, finalmente a blogueira conseguiu a oportunidade perfeita para brilhar no carnaval carioca. Eles ganharam ingressos para ficar no camarote dos famosos e é claro que Tati levará suas grandes amigas.

Lá as garotas conhecem alguns rapazes. Inha e Guima se aproximam e ele parece ser o cara perfeito pra ela, fazendo até mesmo com que ela quebrasse sua regra de tantos anos (nunca beijar no primeiro encontro). No dia seguinte, Inha descobre que as coisas não eram exatamente como Guima havia contado e então vem com toda força a onda da decepção.

O desenrolar da história é contado com maestria pela querida, amada e talentosa Thalita Rebouças. Na última sessão de autógrafos dela, cheguei a falar da minha vontade que ela fizesse um livro desenvolvendo o romance da Inha e do Guima. Me apaixonei!

Onde encontro para comprar?

Amazon https://goo.gl/45kGY8

Resenhista Bruna Brezolini

Nenhum comentário