Outubro Rosa - Nós apoiamos essa causa!



Olá queridos,

Hoje estou passando por aqui para falar sobre um tema que é de extrema importância para as mulheres: o câncer de mama. Apesar de também afetar os homens, o número é significativamente inferior por ser muito mais raro. 

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e que mais mata a nível mundial, de acordo com a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer.

O mês de outubro foi adotado para sensibilizar homens e mulheres na campanha de prevenção ao câncer de mama. A doença, quando detectada em seu estágio inicial, tem possibilidade de cura.

Para isso, é necessário estar atento aos sinais. A mulher deve observar qualquer mudança nos seios como vermelhidão, abaulamentos ou retrações da pele, descamação da pele da aréola/mamilo, inversão recente do mamilo, ulcerações, nódulos palpáveis endurecidos ou fixos (nas mamas e/ou axilas), espessamentos palpáveis, secreções que saem dos mamilos com sangue ou transparente como água, através do autoexame. Em todos esses casos, o médico deve ser imediatamente consultado.

Para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, o Inca e o Ministério da Saúde recomendam a realização de mamografia de 2 em 2 anos.

O mais interessante é que com a campanha do Outubro Rosa podemos observar todas as mídias e redes sociais abordando o assunto incansavelmente. Inclusive comemora-se no dia 19 de outubro, o Dia Internacional do Câncer de Mama. Essa ação de fato intensifica a conscientização quanto à necessidade do autoexame, de exames preventivos e de um diagnóstico precoce.

Mas é fundamental que essa ideia esteja presente na mente das mulheres, pois a chave para a longevidade é estar atento aos sinais que o seu corpo te transmite.

#aliancadeblogueirosrj
#aliancadeblogueiros 
#tagaliancadeblogueiros 
#tagmensal 
#outubrorosa

Nenhum comentário