Resenha - Os 12 signos de Valentina - Editora Galera Record


Autor(a): Ray Tavares
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Ano de Lançamento: 2017
Gênero: Romance

Sinopse: Isadora é ariana e seu ex-namorado pisciano... Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex-namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?

Aos vinte e dois anos, traída, deprimida e sem perspectiva de futuro, Isadora Monaco está prestes a encontrar o grande amor da vida dela. Mas ela ainda não sabe disso. Enquanto esse dia não chega, ela se aperfeiçoa na arte de stalkear Lucas na internet impedindo que a ferida da traição se feche, deixando de seguir em frente.

Cansada de ver a melhor amiga se autodestruindo emocionalmente, Marina tira Isadora de casa a força e a faz recuperar o tempo perdido da melhor (?) forma: Bebendo. E de quebra, ainda apresenta Isa a Andrei, um nerd muito nerd, amigo de seu namorado Rodrigo. Podemos dizer que Marina é a melhor pessoa do mundo por tentar fazer com que Isa enxergue que sua vida vai mal. Que os hábitos que começou a desenvolver estão fazendo tão mal a ela até mais do que a própria traição sofrida. Todo mundo deveria ter uma amiga assim, só acho.


Não contente com a saída forçada, Isadora acaba a noite jogada no chão do banheiro chorando suas lamúrias para a faxineira da boate, que soluciona o caso: por ela ser ariana e Lucas pisciano, eles nunca dariam certo. O par perfeito para Isa seria de libra.

Com essa informação em mente, Marina tem uma ideia: Isadora deveria “passar o rodo” no zodíaco para confirmar o que a mulher havia dito, assim ela poderia encontrar o homem dos seus sonhos e ainda tirar umas casquinhas sem culpa.

Para facilitar a vida da nossa mocinha, Isa precisa apresentar um trabalho investigativo até o final do semestre, desde que seja feito em um blog e anonimamente. E surge então “Os 12 Signos de Valentina”, onde ela relataria seus encontros e de quebra passaria na disciplina do professor Varela. O que ela não esperava era que seu blog se tornaria viral e todos - em qualquer lugar - tentariam descobrir o responsável por trás do blog. Para piorar a situação, no meio de sua “pesquisa” ela se apaixona por alguém e assim fica dividida entre se jogar de cabeça nessa paixão ou concluir o trabalho da faculdade.

Não posso deixar de ressaltar alguns pontos dessa história que me chamaram muito a atenção. Primeiro: Ray é superengraçada, então o livro se torna leve e divertido com sua tiradas supersacanas e descontraídas. Além disso, ela aborda temas como empoderamento, política, relacionamento familiar, amizades e profissão. Podemos considerar o livro um Chick-lit tradicional? Podemos! E essa é toda a graça da história. Mesmo já prevendo o final logo na primeira parte do livro, não conseguimos parar de ler. E mesmo sendo um livro considerado grande (pela quantidade de páginas) conseguimos ler bem rapidinho. Por ser tão nova quanto a protagonista, Ray abusa das referências literárias e musicais, trazendo ao mesmo tempo descontração e informação para os leitores. Adorei as citações referentes a Nicholas Sparks e John Green - meus autores preferidos da vida!

E, claro, você vai rir e vai chorar com esse livro. Isadora é tão humana e apaixonada quanto qualquer pessoa. E se você ler e quiser mais depois daquele final, corre no Wattpad e comece a ler a continuação em “Carta Aos Astros”.

Beijinhos, Laila.  

(para ler Carta Aos Astros, clique aqui https://www.wattpad.com/user/Ray_Tavares)


Onde encontro para comprar?

Saraiva https://goo.gl/oknexK

Amazon https://goo.gl/inbUrq

Resenhista colaboradora Laila Oliveira

3 comentários

  1. Adorei a resenha! O livro já era desejado agora tá nos urgentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Thamy!! Esta é a nossa intenção: despertar novos desejos de leituras em vocês! Grande beijo.

      Excluir
    2. Ah, que bom amiga! Fico feliz que tenha gostado da resenha assim. :)

      Excluir