Projeto LitGirlsBr 2017


Você já ouviu falar do projeto LitGirlsBr?

O Blog PontoComCultural vai te mostrar na íntegra porque este projeto é incrível.

LitGirlsBr é um projeto e movimento pioneiro multiplataforma de cultura, entretenimento e formação de leitores com talentos de nossa literatura contemporânea, criado e em desenvolvimento pela Punch!. O app feito pela empresa reunirá conteúdos sobre literatura e as autoras da nova temporada, O Livro Delas (Ed. Rocco, integrante como plataforma), terá recursos de interação e compartilhamento de fotos e informações, via mídias sociais e e-mail, carteirinha digital do Clube LitGirlsBr, entre outros. Disponível neste primeiro momento apenas para iPhone será em breve expandido para plataforma Android.

Cinco autoras talentosíssimas acabam de ingressar no projeto: A. C. Meyer, Chris Salles, Frini Georgakopoulos, Juliana Parrini, Thati Machado.

Estão previstas para 2017 uma série audiovisual, presença em relevantes eventos literários nacionais e internacionais como Jornadas Literárias de Passo Fundo, gamificação e novo projeto editorial em formato inovador.

LitGirlsBr é inédito no Brasil. É mais do que o registro de um momento literário especial. Visa estreitar as relações entre autoras e leitores em redes e provocar ainda mais compartilhamento sobre literatura nacional pelo celular, tablet, computador, livros, blogs, cadernos, diários, mídias sociais e o que mais vier por aí. Formar mais e mais jovens leitores. Ajudar pais, livreiros, professores e bibliotecários a trabalharem os livros amados de seus alunos e filhos em sala de aula e lares e os ajudarem a entender porquê esse pessoal é tão louco pelos exemplares, autógrafos, eventos e viram madrugadas compartilhando, rindo, sofrendo junto com as tramas e personagens que são as vidas que vivem. As vidas que nunca viverão, mas amam sentir na pele, enquanto houver páginas. 

Algumas conquistas consolidadas desde o lançamento, em 2015:

O Livro Delas (Editora Rocco) acaba de ser acolhido pela Indiana University, uma das principais norte-americanas, para estudo em sua biblioteca, após criteriosa seleção. A universidade reúne importante núcleo de estudos sobre literatura brasileira:

* Desenvolvimento e lançamento de websérie no YouTube com mais de 200 horas de gravações de entrevistas com autoras, profissionais do livro, blogueiros, jornalistas, professores, bibliotecários, leitores, editores que se tornarão documentário e série de TV. Gravações são periodicamente atualizadas.  

* Concepção e organização do livro do projeto com a presença de 9 das 13 autoras que participaram, em ações e momentos diferentes (somaram-se Marina Carvalho, Leila Rego e Laura Conrado): O Livro Delas.

Trata-se de coletânea de contos inéditos de autoras nacionais publicada pela Editora Rocco (Bianca Carvalho, Carolina Estrella, Chris Melo, Fernanda Belém, Fernanda França, Graciela Mayrink, Leila Rego, Lu Piras, Tammy Luciano). 

* Versão ebook reúne extras exclusivos. São artigos sobre formação de novos leitores jovens a partir da literatura de entretenimento das autoras que dele fazem parte (este escrito por Doutora em Educação da USP), importância dos clubes de leitura na formação de leitores e fortalecimento da literatura (Frini Georgakopoulos), evolução da cobertura sobre esta literatura pela imprensa e por blogueiros (Melissa Marques). 

* Obra e organizadora (Renata Frade) foram convidadas para promover o lançamento de O Livro Delas na Abralic 2016 (principal evento no Brasil de discussão sobre literatura na Academia). 

* Escolha de O Livro Delas para ser tema do mês da assinatura mensal da box da The Gift Box em dezembro de 2016. Foram criados produtos exclusivos e customizados inspirados no livro como camiseta, 9 cartões-postais que representavam cada um dos contos do livro, uma joia exclusiva.

Ações em curso em 2017:

* Lançamento do segundo livro do projeto.

* Lançamento da série de TV e/ou documentário a partir das gravações realizadas e das novas a serem produzidas.

* Lançamento de conteúdos ficcionais em outros formatos e plataformas, já em desenvolvimento. 

* Entrada de marcas, produtos, serviços e parceiros para ações de venda, promocionais e comerciais.

* Novo site. 



Saiba mais sobre LitGirlsBr em:
Facebook Lit Girls Br
Youtube LitGirlsBr 
Twitter @LitGirlsBr
Instagram LitGirlsBr

Nenhum comentário