Resenha - Por lugares incríveis - Editora Seguinte


Título Original: All the Bright Places
Autor(a): Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 336
Ano de Lançamento: 2015
Gênero: Romance

Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Essa é a primeira vez que li algo da Jennifer e preciso dizer que ela já me ganhou nessa capa (sim, eu sei que a escolha da capa é da editora, porém eu compro muitos livros pela capa - me julguem!) que, imediatamente, me lembrou a minha infância e de como naquela época as coisas eram bem mais fáceis.

Com uma narrativa fácil e bem desenvolvida, Niven nos apresenta ao mundo depressivo de Finch, um adolescente que se acha inferior aos demais moradores de própria casa e aos “amigos” da escola. Por causa disso, Finch não quer mais viver e todos os dias ele escolhe uma opção para acabar com a própria vida. Porém, por um motivo nobre, ele passa a ver o mundo com outros olhos.

Assim como Finch, Violet é uma menina cheia de problemas não resolvidos consigo mesma. Após a morte da irmã, tudo o que ela deseja é se formar e ir embora da cidade, deixando para trás tudo o que lembra Eleanor. Incluindo seu sonho de ser escritora.

Jennifer nos apresenta não só um romance entre dois adolescentes. Ela nos fala sobre luto, sobre as formas de lidar com ele e sobre como ele nos transforma. Todo o problema de Violet é justamente esse: não saber lidar com essa dor que nos dilacera. A abordagem do tema foi espetacular, pois a autora conseguiu usar de toda sua delicadeza em um assunto tão difícil. Muito mais que um YA moderninho, Por Lugares Incríveis é um livro incrível. Nele podemos observar sobre o poder da amizade, do diálogo, da confiança. Assim como podemos ver os malefícios do bullying.

Os capítulos são alternados entre Finch e Violet e são narrados no presente. Ambos buscam soluções para seus problemas e, a seu modo, os dois acham. O que me deixou completamente arrasada.

Separe os lencinhos, se acomode na melhor poltrona e se prepare para ler de uma vez essa história.

Confesso que fiquei cheia de vontade de ir ao lugares onde Violet e Finch foram e procurar por todas as pistas que ele deixou para ela. Mas, principalmente, tive vontade de salvá-los.

Onde encontro para comprar?

Saraiva https://goo.gl/n3MUZF
Amazon https://goo.gl/43xVHy

Resenhista colaboradora Laila Oliveira

Nenhum comentário