Resenha - Sorrisos Quebrados - Editora Valentina


Título Original: Sorrisos Quebrados
Autor(a): Sofia Silva
Editora: Valentina
Páginas: 232  
Ano de Lançamento: 2017
Gênero: Drama, Romance

Sinopse: Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano.

Sorrisos Quebrados me quebrou. Não pelo seu drama ou pela dor dos personagens, mas sim por seu amor.

Paola nos mostra a dor que o silêncio e a submissão podem causar. André nos mostra a dor que o amor exagerado pode causar e Sol, mesmo muito inocente e pequena, nos ensina que o amor verdadeiro nos cura.

Sofia escreveu um livro de verdades. Verdades essas que tentamos encobrir.

As primeiras cenas de agressões que Paola sofre são terríveis. Choramos com ela, imploramos, gritamos, tentamos fugir e morremos.

E renascemos.

Nunca li algo parecido, talvez por ser um "assunto tabu". Eu sei o que é violência doméstica, já assisti isso dentro de casa e sei o quanto dói falar sobre o assunto. Mas precisamos.

Da mesma forma intensa em que trata a dor, Sofia trata o amor. As cenas entre Paola e André são de uma beleza pura. Única. Plena. Não imaginava que na escuridão seríamos tão capazes de brilhar. Mesmo com o coração fechado e ressentido, torcemos para que André se entregue como Paola merece e em nenhum momento ele é fraco e preconceituoso com ela, devido a sua deformidade física.  

Os personagens são os mais realistas que já vi. Não há nenhum CEO gostosão (não que eu seja contra) e nenhuma mocinha indefesa esperando ser resgatada. Existe um homem: sofrido, pai, forte, e uma mulher: quebrada, deformada, ressentida, que estão em busca da autoaceitação e do amor - carnal e sentimental.

Sem contar que ainda tem a doçura da Sol. Que menina maravilhosa! Ela tem opinião, tem força e sabe o que quer e o que não quer. E mesmo nova, ela tem suas próprias dores, seus traumas e pesadelos.

Sofia escreve tão bem, que até os personagens secundários dela têm importância. Rafaela, dona da clínica onde Paola se trata, é a que mais merece atenção e a única que aparecerá em todos os livros da série Quebrados.

O livro é lindo. A história é tocante e todo mundo deveria ler. Vai ser um daqueles livros que recomendarei sempre para alguém. É perfeito, mesmo com toda sua imperfeição.

Onde encontro para comprar?


Resenhista colaboradora Laila Oliveira

Nenhum comentário